top of page
  • Foto do escritorLucilaine Stein

A prostituição da Drenagem Linfática e o efeito marqueteiro

Atualizado: 24 de out. de 2022


Fonte Imagem: Unsplash

Assunto recorrente essa época do ano quando o verão se aproxima e as agendas de quem faz drenagem linfática começam a encher.


Não sei como nem porque a estética enveredou para esse caminho: do marketing mentiroso, storryteling/narrativas bizarras principalmente relacionados à drenagem linfática.


Fato é que tem muita gente alegando que faz milagres na drenagem linfática quando a técnica não entrega esse tipo de resultado/promessas. Então a pessoa faz uma mistureba de técnicas para justificar que criou um novo método (único e exclusivo) e poder vender isso de acordo com os pilares do marketing.


Acho um desserviço profissionais intitulando que fazem drenagem quando estão fazendo modeladora (não existe "minha drenagem é mais forte/vigorosa" - então não é drenagem). Ou que fazem liberação miofascial no abdomen e chamam isso de drenagem (novamente são técnicas distintas pela fisiologia).


Fuja se a pessoa fala "Meu método é único e exclusivo". Saiba que existem 3 métodos que são o berço da drenagem linfática: Método Vodder, Leduc e Goddoy e Goddoy. Qualquer outro é uma mistura desses métodos (o que não configura um novo método, protocolo, técnica exclusiva). Talvez o mais correto seria dizer: Faço o protocolo "x" que contém tais técnicas (entre elas a drenagem linfática).


Waldtraud Ritter Winter (que foi a precursora, quem trouxe a drenagem linfática método Vodder para o Brasil) "lançou a braba" também:

"A fama da drenagem linfática chamou a atenção de pessoas que gostam de se aproveitar do trabalho dos outros: como os cogumelos depois da chuva apareceram 'entendidos' no assunto para colher o que outros plantaram. Hoje, quatro décadas depois, entidades, escolas e pessoas sérias sabem (ou deveriam saber) escolher o melhor da drenagem".


Não é curioso pensar que é muito raro de se escutar que fulano aplica o método revolucionário e exclusivo de massagem relaxante, shiatsu, ventosa, etc?


Você profissional: reflita que tipo de tratamento você está oferecendo ao seu cliente chamando de drenagem linfática. Será que não está sobrando ego? Você realmente criou um método exclusivo ou misturou várias técnicas no liquidificador para poder encher a boca e bater no peito dizendo que criou algo? Talvez esteja na hora de tirar o jaleco e calçar as sandálias da humildade. Como falei anteriormente, acho mais sensato falar "Faço o protocolo 'x (dê o nome que quiser)' que contém tais técnicas (drenagem linfática com liberação miofascial, respirações, etc)".


Você cliente: reflita se o profissional que você procura realmente entende de anatomia e fisiologia. Que tipo de promessas ele te faz? Ouviu sobre técnicas únicas e exclusivas, métodos mirabolantes, promessas milagrosas com resultado em uma sessão: corra pras colinas.


É isso amiguinhos. Soltei a "braba" hoje porque tem coisa que simplesmente não dá.




Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!



ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page