Fonte Imagem: Google Imagens
Aleluia, arrepiei! 🙌🙌
Arrepio no Atendimento pode isso Arnaldo? 🤔
Na minha época de estágio, na 8ª fase, passei o semestre todo com uma interagente que recebia massagem toda semana de mim (e era maravilhoso).
Eis que chegou a 9ª fase e eu fui assombrada por uma maldição: toda 4ª feira (que era o dia que eu deveria atender com massagem algum interagente - eram as regras daquela época: cada dia da semana uma técnica) acontecia um fenômeno paranormal: os interagentes de massagem vinham 1x e magicamente sumiam...
E isso durou sei lá, quase 3 meses (ou seja, pensa na felicidade da pessoa que tinha que analisar a íris desse povo todo pra NADA... Talvez eu tenha criado ranço de Iridologia por conta disso? TALVEZ!)
Fiquei com o meu psicológico abalado? Não vou mentir, fiquei sim... 💔💔
Conversei muito com a minha profª de Massoterapia na época pra ver o que eu poderia melhorar pra isso parar de acontecer e ela só disse que eu tinha que ter paciência (alôôôôô, meu floral padrão é Impatiens #sofro).
Pensei em chamar o padre Quevedo pra me exorcizar? "Ópfio" 💁
Depois de um tempo as coisas deslancharam (obrigada Deus pela graça alcançada 🙌) e tive a oportunidade de perguntar pra uma das interagentes desistentes o que motivou a saída e a resposta foi:
"Porque eu sinto muito arrepio na tua massagem.."
E eu fiquei o próprio meme do John Travolta (🤷♀️🤷♂️) e falei "Isso é ruim?"
Ao que ela me respondeu "Sim, só meu marido me faz ter arrepio"...
Expliquei pra ela o que o arrepio indicava (do ponto de vista terapêutico), mas ela ficou irredutível na visão que só deveria ter arrepios dentro da relação amorosa/sexual dela.
Aí eu te pergunto: É bom ou não arrepiar durante o atendimento?
Consagradx é ÓTIMO, e vou explicar os motivos... COLA NIMIM:
1) Do ponto de vista energético ☯:
Quando sentimos arrepio quer dizer que a energia que estava estagnada está correndo dentro dos canais de energia e percorrendo o corpo todo, inundando ele com ki, prana, etc (é tudo a mesma coisa tá people, só que cada Medicina dá um nome especial pro bichinho)...
Ou seja, isso vale pra Medicina Chinesa, Ayurvédica, entre outras;
2) Do ponto de vista fisiológico 🧠:
Quando o interagente recebe uma massagem do terapeuta são ativados na pele alguns receptores (corpúsculos de Pacini, Meissner e Merkel).
Esses receptores vão mandar um sinal eletroquímico para o cérebro, ali na região do sistema límbico (SEU LINDO!).
Nele o córtex cerebral é quem vai analisar que substâncias liberar ou não.
Podemos ter liberação de:
- Dopamina;
- Serotonina;
- Ocitocina;
- Acetilcolina;
- Glutamato;
- Adrenalina e noradrenalina - são essas aqui que causam o arrepio (que é a erição dos pelos).
O corpo humano é lindo ou não é?
Agora, te convido a pensar/refletir um pouco sobre essa história que contei pra vocês (da época do estágio):
* Por que o arrepio não tem relação SÓ com sexo (como algumas pessoas pensam):
O arrepio é uma reação fisiológica que pode estar envolvida no sexo sim, mas ele acontece em outros processos também.
Você fica arrepiado de frio, quando está com medo ou quando está com febre, por exemplo.
Aliás, você pode ficar arrepiado de emoção também: ao ler um livro, escutar uma música/estar num show, assistir a um filme/peça, contemplar uma obra de arte ou a natureza, etc (não são só os estímulos táteis que vão pro sistema límbico, todos os estímulos sensoriais acabam passando por lá.
Dessa forma a resposta em forma de arrepio acaba sendo bem fácil de acontecer, se a gente entende bem a fisiologia do sistema límbico);
* Então por que achamos que Arrepio = Excitação Sexual?
Do meu ponto de vista isso tem relação com a falta de estímulos gerais que temos sofrido/vivendo (sim, estamos pobres de alguns tipos de estímulo como o tátil e o que eu chamo de estar presente/sentir enquanto outros estão hiper estimulados, como os estímulos visuais e racionais/mentais).
Estamos muito no "cabeção" (muito preocupados com o passado ou com o futuro, presos a processos racionais) e pouco atentos ao corpo (o sentir, o estar presente).
Quanto mais a gente se permite estar no momento presente (sentindo) mais a gente percebe que é "tocado" pelo mundo ao nosso redor e mais estímulos de arrepios (vindos de diversas fontes) nos afetam.
Quando eu digo tocado é no sentido do tato (sensorial), mas também no sentido emocional, tá?
É um pet/bichinho se esfregando em você, o toque gostoso do lençol ou de uma roupa, uma música que vai fundo, um pôr-do-sol, o vento no rosto, um cheiro que te lembra alguém, etc;
Se estamos com uma vida menos sensorial e o sexo passa a ser o único estímulo que a gente tem nesse sentido não é de se estranhar que as pessoas acreditem que só podem sentir arrepio quando transam (triste, porém real).
E aí? Já tinha refletido sobre isso?
Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!
ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥
* Agradecimentos ao maravilhoso perfil @prof.aclerton que foi utilizado pra construção desse post.