top of page
  • Foto do escritorLucilaine Stein

BB, CC e DD Cream: o alfabeto da beleza


Fonte Imagem: Unsplash



Pra quem achava que entendia tudo de maquiagem por saber a diferença entre a base e pó, sinto muito por arruinar com a sua ilusão. Estamos sendo bombardeados com várias siglas como BB Cream, CC Cream e DD Cream nos veículos de comunicação, nas prateleiras de farmácias e catálogos de beleza. Mas, o que quer dizer essa sopa de letrinhas afinal?


O primeiro a surgir, dos cosméticos chamados “inteligentes”, foi o BB Cream. Sua sigla quer dizer Beauty Balm ou Blemish Balm (“bálsamo da beleza” ou “bálsamo para imperfeições”). Ainda que seu uso no Brasil tenha estourado de 2012 em diante, ele surgiu nos anos 60 na Alemanha, através de uma dermatologista que utilizava esse produto nas peles dos seus pacientes após os procedimentos realizados em consultório. O produto em questão formava uma barreira protetora contra a radiação ultravioleta (contendo filtro de proteção solar – FPS) e dava à cútis um aspecto natural através da uniformização do tom de pele (já que continha uma base em sua composição) e disfarçava a pele vermelha após a aplicação de LASERs e Peelings.


Sua popularização começou em 2008 pelos países asiáticos, que tem tradição no lançamento de cosméticos relacionados à maquiagem, já que prezam muito o aspecto de pele clara, perfeita e se preocupam bastante com a questão da proteção (uso de filtro solar) para mantê-la jovem. Depois disso é que a tendência se espalhou na Europa, Américas (primeiro nos Estados Unidos e depois aterrissou no nosso país).


O que a maioria das propagandas relacionadas ao BB Cream preconizam é que ele é um “cosmético inteligente” ou multifuncional: vai ser possível conseguir várias melhorias na pele com o uso de um único produto. As três funções mais atreladas ao BB Cream são:

- Fotoproteção: Contém em sua fórmula Filtro de Proteção Solar (para que essa proteção seja efetiva escolha aqueles que possuem FPS 30 ou maior);

- Tonalizante: Contém tonalizantes (uma base mais fluída) que ajuda a disfarçar pequenas imperfeições na pele e traz uniformização do tom da mesma (mas não cobre a pele tão bem quanto uma base + corretivo);

- Hidratante: Contém ativos que promovem a hidratação da pele.


Dessa forma, em vez de utilizarmos três produtos (hidratante + filtro solar + base) utilizamos um produto apenas (BB Cream) que terá todos esses benefícios, além de economizarmos em tempo e dinheiro.


Outro produto que está começando a dar as caras aqui no Brasil é o CC Cream ou Color Control Cream (que significa “Creme de controle ou correção de cor”). Podemos considerá-lo uma versão mais potente do BB Cream, pois o seu objetivo é dar uma grande cobertura, ajudando a disfarçar imperfeições da face como manchas, olheiras e rugas finas. Além disso, a maioria vem enriquecida com agentes antioxidantes e clareadores, que acabam tratando a pele em longo prazo e minimizando o seu envelhecimento.

As três funções mais vinculadas ao CC Cream são:

- Fotoproteção;

- Tonalizante;

- Anti-age: Possui em sua formulação ativos antioxidantes e/ou clareadores.


O DD Cream ou Daily Defense Cream (que significa “Creme de defesa diária”) foi criado no Reino Unido e por enquanto não chegou aqui. Ele pode ser utilizado não só na face como também no corpo e pés (ainda que a maioria das pessoas que experimentou afirma que é difícil conseguir passar no rosto, pois sua textura é muito “pesada”). É um cosmético que tem a função de fazer o autobronzeamento da pele, sem esquecer-se de proteger e hidratá-la ao mesmo tempo.

As três funções mais relacionadas ao DD Cream são:

- Fotoproteção;

- Hidratante;

- Autobronzeador: contém ativos que estimulam o bronzeamento gradual e natural da pele.


A questão relacionada à textura de cada um desses cosméticos depende muito do fabricante e do nosso gosto pessoal. Então, assim como a maquiagem e os cosméticos da face, não existe uma receita. O ideal é experimentar e ver qual se adapta melhor à sua pele.


Ainda que todos assegurem a proteção aos raios ultravioletas, sugiro que você não dispense o filtro solar, principalmente se estiver praticando atividades ao ar livre (na rua, parque, campo ou praia). Nesses casos, sempre utilize filtro solar e chapéu de abas largas para proteger a face (e claro, não se exponha no horário mais perigoso que é entre 11 e 15h).



Texto originalmente publicado no Jornal Live:


STEIN, Lucilaine. BB, CC e DD Cream: o alfabeto da beleza.Jornal Live, Santo Amaro da Imperatriz, n.49, p.16, 8 jul. 2014. Disponível em: <http://pt.calameo.com/read/003163592dd4947c40c15>.





Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!



ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page