Fonte imagem: ABRANA
No dia 23/03 é comemorado o dia dos Naturólogos(as), das Terapias Naturais, Quiropratas, Naturopatas e Acupunturistas. Mas você sabe quem é e o que faz um Naturólogo?
Quem decide seguir essa carreira faz um curso superior (bacharelado) em Naturologia que dura, em média, 4 anos. Nesse período, estuda os fundamentos das práticas naturais e aplica as mesmas para educar, prevenir, manter e promover saúde; sendo considerado então um profissional da área da saúde. Entretanto, para conseguir enxergar a pessoa holisticamente, levando em consideração sua saúde física, emocional e mental também se insere na área humana.
A Naturologia é um curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e há mais de 20 anos vem formando profissionais (temos mais de 1.200 naturólogos já formados) aptos a trabalhar utilizando diferentes abordagens, mas sempre focando na saúde integral do ser humano.
Como o foco principal é a área da saúde, os estudantes aprendem anatomia e fisiologia do corpo humano (pela visão da medicina ocidental), mas para tratá-lo de uma maneira holística tem formação nas medicinais tradicionais chinesa, indiana e xamânica (indígena). Esse conjunto, somadas às disciplinas ligadas às áreas humanas (como antropologia, sociologia e psicologia) auxilia o profissional a cuidar dessa pessoa de maneira individual (personalizada), de acordo com a sua queixa principal.
Por essa abordagem diferenciada, chamamos nosso cliente não de paciente, mas de interagente. Paciente dá a conotação de que ele está passivo no atendimento (que a sua melhora depende de outra pessoa, de um medicamento, etc), colocando a pessoa como interagente (aquele que interage) estamos abrindo a possibilidade da pessoa ser seu próprio “caminho de cura”, do naturólogo ser um orientador ou facilitador nesse processo, mas o foco sempre será respeitar a individualidade do “cliente” e torná-lo responsável por sua saúde.
Todos os recursos naturais (massagens, plantas medicinais, argilas, etc) utilizados nos atendimentos tem comprovação científica e a maioria já é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Inclusive há desde 2006, no Sistema Único de Saúde, uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares falando e incentivando o uso de terapias como o termalismo, homeopatia, fitoterapia e acupuntura pela população em geral. Esses tratamentos têm como objetivo melhorar o funcionamento do organismo, trazer relaxamento e bem-estar, diminuir o estresse, melhorar o sono e o humor, entre outros.
O campo de atuação do Naturólogo é bastante amplo. Você pode encontrá-lo atendendo em clínicas, SPA’s, salões de beleza, em domicílio, empresas, hospitais e postos de saúde. Atuando, principalmente, em equipes transdisciplinares, em que proporcionarão atendimento diferenciado em conjunto com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, etc. Da mesma forma, podem atuar como professores de disciplinas sobre as práticas naturais ou saúde/estética.
Se você quer melhorar a sua saúde física, mental e emocional, que tal experimentar um atendimento com um Naturólogo?
“Naturologia é saúde. Procure um naturólogo”.
Texto originalmente publicado no Jornal Live (e repaginado aqui para o blog):
STEIN, Lucilaine. Conhecendo a Naturologia. Jornal Live, Santo Amaro da Imperatriz, n.34, p.14, 25 mar. 2014. Disponível em: <http://pt.calameo.com/read/003163592310e12963789>.
Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!
ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥