Fonte Imagem: Freepik
Você gosta de curtir o frio? O inverno tem muitas vantagens, mas fique atento a sua pele para mantê-la saudável nesta época do ano. Como forma de auxiliar com dicas profissionais, vamos responder os leitores que enviaram as suas dúvidas na página do Senac/SC no Facebook. Confira o que disse a orientadora de estética do Senac em Santa Catarina Lucilaine Stein:
* Pele oleosa também precisa de cuidado especial no inverno? E quais tipos de cuidados são os mais indicados?
Sim, pois muitas vezes a pele oleosa também apresenta ressecamento decorrente do vento, dos banhos quentes e dos ambientes aquecidos. O ideal é trocar o sabonete específico para pele oleosa (que tende a deixá-la mais ressecada) por um sabonete com ativos calmantes, como camomila, aloe vera e calêndula, além de utilizar um hidratante específico para pele oleosa, que vai manter a pele hidratada sem deixar aquele aspecto gorduroso/ensebado. Observe, ainda, se é necessário trocar o filtro solar nesse período, pois no verão utilizamos cosméticos oil free para deixar a pele mais sequinha, mas que no inverno podem ressecá-la ainda mais.
* O que faço para não ter a pele ressecada?
Hidratação é fundamental para a manutenção de uma pele saudável. Essa hidratação a gente consegue de duas formas: ingerindo água (cerca de 2 litros por dia) e utilizando algum cosmético que “segure” essa água na nossa pele. Existem diversos hidratantes no mercado que podem se apresentar na forma de creme, loção, sérum, manteiga, óleo (a escolha vai depender do seu tipo de pele). Peles secas precisam de uma hidratação mais intensa, feita por meio de manteigas e óleos vegetais; para peles oleosas/mistas são indicados hidratantes na forma de sérum ou loção (que são formulações menos pesadas) e para as peles normais a versão em creme.
* Costumo fazer tratamento de peeling durante o verão, posso continuar fazendo mesmo no inverno, sendo que minha pele fica mais ressecada nesta estação?
O tratamento de peeling é até mais indicado no inverno, pois o sol está mais brando, o que reduz o risco de manchar a pele. Você pode continuar utilizando o tratamento, mas é interessante alterná-lo com sessões de hidratação profunda (feita em cabine por uma esteticista) ou, se você usar o ácido à noite, em casa, pode intercalar uma noite ácido e uma noite hidratante (e utilize hidratante todas as manhãs). Não se esqueça de aplicar filtro solar de 3 em 3 horas (por causa do ácido), pois se não tomar cuidado pode manchar a sua pele.
* O que posso fazer pra diminuir os cravos?
O ideal nesses casos é procurar uma esteticista, que fará uma limpeza de pele profunda, extraindo esses cravos, e vai conversar para descobrir se você está utilizando os produtos certos para o seu tipo de pele. Por exemplo, uma pessoa com pele oleosa que tem o costume de se maquiar com pancake ou que utiliza hidratante na forma de creme, pode estar favorecendo o aparecimento dos cravos. A associação do trabalho em cabine da esteticista com a utilização dos produtos em casa é fundamental na diminuição dos cravos e espinhas.
Postado originalmente em: julho de 2014
Fonte:
Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!
ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥