Fonte Imagem: Google Imagens
Eletroterapia é o uso de correntes elétricas de baixa intensidade ou de aparelhos elétricos nos tratamentos estéticos.
Geralmente, a postura da esteticista frente à eletroterapia varia entre dois extremos: existem aquelas que têm medo de eletricidade e optam por não utilizar no cliente (ou evitam ao máximo a sua utilização) e aquelas que usam o aparelho de forma afobada, sem ter os conhecimentos mínimos sobre aquele equipamento e tipo de corrente, se seria a mais indicada para o cliente, etc.
Os dois tipos de profissionais estão equivocadas, pois estão deixando de lado o conhecimento/teoria embutidos dentro da eletroterapia. É interessante que sejamos esteticistas cautelosas, mas ao mesmo tempo arrojadas; e sempre nos pautarmos na biologia, física e química para escolhermos o melhor tratamento para aquele cliente.
Muito do receio e aversão da utilização da eletroterapia vem da ideia de que física é um tema muito complicado de entender, que esteticista não tem que estudar isso.
Entretanto, hoje em dia, temos uma facilidade enorme de poder compreender os conceitos físicos embutidos na eletroterapia graças a inúmeros livros e estudos que foram realizados, com diferentes tipos de linguagem (da mais rebuscada à mais acessível).
O que começou nos anos 30 com poucos equipamentos atualmente se transformou em um grande leque de recursos eletroterápicos e de diversos fabricantes de equipamentos, o que permite escolher o que se adequa melhor a nossa realidade.
Referências AGNE, Jones Eduardo. Eu sei eletroterapia... 1. ed. Santa Maria, RS: Ed. Pallotti, 2009. 400 p.: il. BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 1. ed. São Paulo: Ed. Phorte, 2006. (diversos capítulos)
SILVA, Marizilda Toledo. Eletroterapia em estética facial. Rio de Janeiro: Ed. Vida Estética, 1986. 159 p.:il.
WINTER, Waldtraud Ritter. Eletrocosmética. Rio de Janeiro: Ed. Vida Estética, 1986. 269 p.:il.
Texto publicado originalmente no Blog Sensibilittà em 14 de fevereiro de 2013 e reescrito aqui para o blog.
Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!
ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥