Fonte imagem: Arquivo próprio
Cada vez mais as pessoas têm buscado tratamentos estéticos e massagens, seja pela preocupação com a sua beleza ou necessidade de amenizar o estresse e promover bem-estar físico e mental. Por conta disso, as terapias complementares (chamadas antigamente de alternativas) vêm ganhando espaço em SPAS, hotéis, salões de beleza e clínicas; levando em consideração o indivíduo como um todo.
Dentre essas terapias, a bambuterapia (ou Bamboo Massage) é bastante procurada pelas pessoas e veiculada na mídia, principalmente por sua ação modeladora corporal.
Em inglês, o bambu é chamado de Lucky Bamboo (bambu da sorte), e por isso, muitas pessoas acabam colocando essa planta dentro e fora de casa, para trazer sorte. De acordo com o Feng Shui, o bambu simboliza a harmonia entre dois elementos fundamentais: a madeira e a água (força e flexibilidade ao mesmo tempo). Uma vez que o bambu se verga quando há tempestade ou vento (se adapta e muda, mas não quebra), também está atrelada a ideia de flexibilidade. Além disso, representa saúde e vida longa, pois sua força e resistência aumentam com o passar dos anos (o bambu transmite uma mensagem de durabilidade já que vive cerca de 100 anos).
Ainda que o bambu esteja fortemente ligado a símbolos do Oriente (China e Japão, principalmente) a técnica de bambuterapia foi criada, em 2003, por um fisioterapeuta francês chamado Gill Amsallem. Sua intenção era criar uma massagem relaxante em que os bambus (de diferentes tamanhos e larguras) fossem prolongamentos dos dedos e braços do terapeuta, possibilitando alcançar todas as regiões corporais, proporcionando menor desgaste para o profissional e maior pressão para o cliente. A princípio, seu intuito não era que a bambuterapia fosse utilizada com finalidade estética, mas sim terapêutica.
A massagem com bambus associa diferentes técnicas em sua prática como: shiatsu, isometria e reflexologia; sendo realizada em diversas partes do corpo, inclusive na face. Com a massagem com bambus, é possível realizar tratamentos corporais (massagem relaxante e modeladora) e faciais (massagem relaxante, lifting e shiatsu), uma vez que é uma prática bastante completa e eficiente, beneficiando o corpo e a mente e proporcionando momentos de relaxamento e bem-estar.
A técnica chegou ao Brasil a partir de 2006 graças à participação de Gill no Congresso de Estética realizado no Rio de Janeiro. Desde então essa massagem vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente mulheres que querem ter seus corpos modelados e que observam redução de medidas ao vestir suas roupas, depois de iniciadas as sessões com bambuterapia.
Os bambus, aplicados de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras, proporcionarão:
- Melhora da circulação sanguínea e linfática;
- Melhora da oxigenação e da nutrição tecidual;
- Auxilia na liberação de aderências;
- Promove relaxamento e alívio da dor;
- Alivia a tensão e ansiedade;
- Auxilia na desintoxicação do organismo;
- Aumenta o peristaltismo intestinal;
- Melhora a permeabilidade dos ativos cosméticos utilizados.
* Indicações da bambuterapia:
A massagem com bambus pode ser feita em crianças a partir de 10 anos, idosos e grávidas (respeitando os 4 primeiros meses e evitando manobras fortes na região abdominal e lombar) e desde que os mesmos não apresentem nenhuma contraindicação à técnica.
É indicada nos seguintes casos:
- Tratamentos estéticos corporais (celulite, edema/inchaço, gordura localizada e flacidez muscular);
- Tratamentos estéticos faciais (envelhecimento, linhas de expressão, cansaço, flacidez muscular);
- Tratamentos massoterápicos (nódulos de tensão, pontos gatilho, fibromialgia, etc);
- Auxiliar na desintoxicação do organismo;
- Aliviar o estresse e ansiedade;
- Harmonização energética (através dos pontos de acupuntura/shiatsu e reflexologia).
* Contraindicações da bambuterapia (qualquer condição em que a massagem tradicional é contraindicada):
- Fraturas ou ferimentos expostos;
- Infecções e inflamações (inclui febre);
- Câncer;
- Varizes;
- Clientes em pós-cirúrgico;
- Gestantes (antes do 4° mês).
Texto originalmente publicado no Jornal Live:
STEIN, Lucilaine. Modele seu corpo com a Bambuterapia.Jornal Live, Santo Amaro da Imperatriz, n.50, p.16, 15 jul. 2014. Disponível em: <http://pt.calameo.com/read/003163592fcfe141e0dc1>.
Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!
ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥