Fonte Imagem: Google Imagens
Vamos falar de polêmica hoje Brasil? Sim ou com certeza? #adoro
Mais um dos assuntos que surgem em sala de aula, que a gente corre atrás para saber mais (senta a bunda e vai ler/estudar), conversa com os amiguinhos universitários... enfim, aquela alegria que só as polêmicas geram...
Argila rosa = Argila vermelha + Argila branca?
Não mores, me dá a mão que te explico no caminho...
De onde vem as argilas? Algumas pessoas acham que a argila já vem em pó da natureza mas venho lhes informar que a argila que você compra um dia (há milhares de anos atrás) já foi uma rocha (assim como sal). SIIIIIM Brasil, argila e sal são fragmentos de rocha (chocante isso, hein? Estoy abalada!)
Bom, partindo desse conhecimento que "a argila é formada a partir da decomposição do solo, ocasionada por reações físico-químicas do meio ambiente. Ao longo dos séculos ela acumula minerais (oligoelementos) característicos da região em que foi extraída", o que acarreta em diferenças de cores e propriedades terapêuticas de cada tipo de argila.
Daí eu te pergunto: você leu e entendeu esse trecho? Se você compreendeu pode ir embora... Se você boiou vou dar algumas suposições para você refletir:
1º argumento) Você acha que juntando uma rocha (afinal, argila é uma rocha) vermelha com uma rocha branca teremos uma rocha rosa? Posso pegar um rubi (vermelho), misturar com quartzo cristal (branco) e conseguir um quartzo rosa? NÃÃÃÃÃO!
2º argumento) Sendo a argila vermelha estimulante da circulação (tendo inclusive contraindicações) como é que misturando-a com a argila branca ela se torna a argila rosa ideal para peles sensíveis, telangiectasias e rosáceas (que pioram com estímulo da circulação)?
3º argumento) Por que não falam que misturar argila preta + branca dá a argila cinza? Ou misturando a argila vermelha + amarela dá uma argila laranja?
Captaram amiguinhos? Cada cor de argila é uma rocha diferente (com suas propriedades específicas), então, argilas não são tintas (que a gente mistura e tem uma nova cor, ok?!) Sei que é difícil encontrar material (livros) sobre argila de qualidade, mas pesquisando um pouco sobre geologia é possível agregar conhecimento para o bom uso das argilas como recurso terapêutico ou estético. Inclusive esse papo surgiu com uma amiga que é Engenheira Civil e trabalha com solos (então conversas transdisciplinares nesses casos caem muito bem).
Espero ter esclarecido o tema e que você faça bom uso desse recurso são incrível.
Post publicado originalmente no meu instagram (@lucilaine_stein) em: 31 de outubro de 2017
Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!
ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥