top of page
Foto do escritorLucilaine Stein

Qual a melhor massagem para um pós-treino?

Atualizado: 24 de out. de 2022

Fonte Imagem: Wix

Se você pensou que a melhor massagem para o pós-treino seria uma massagem terapêutica ou uma liberação miofascial... ERROOOOOOOOOOOOOOOOOU (leia com a voz do Faustão). A resposta é: Drenagem Linfática!


"Tá Lucy, como assim? Drenagem é uma massagem toda delicadinha e eu sou todo monstrão do esporte... Isso não vai dar certo"...


Parece que não faz sentido, né? Mas pior que faz... Senta que lá vem história...


Todos os processos metabólicos no nosso corpo ocorrem em ambiente líquido. Dessa forma, todo o transporte material utiliza os líquidos biológicos como veículo e solvente.


Na atividade física temos uma cascata de eventos que sinalizam uma lesão muscular (controlada e esperada, na maioria dos casos) como: inchaço/edema, rigidez, diminuição da força de contração muscular, aumento de proteínas intramusculares no sangue como a creatina quinase, troponina I, mioglobina, miosina além de lactato.


Dito isso, a principal etapa no pós-treino seria eliminar esses metabólitos para que o corpo possa restaurar e restabelecer sua homeostase (equilíbrio) o mais rápido possível.


E como ele faz isso? Com a ajuda do sistema linfático (que é mais que amigo, é friend do sistema sanguíneo)...


Sabe aquela dupla dinâmica da vida? Então, no corpo humano essa dupla perfeita é a amizade entre sistema sanguíneo e linfático. Os 2 trabalham de forma integrada e simultânea: enquanto o sangue arterial chega às células oxigenado, nutre-as e retorna para o sistema venoso; uma parte desse sangue não consegue transpor a membrana dos vasos venosos. E essa parte do líquido intercelular, juntamente com as proteínas, é retirada do meio intersticial através do sistema linfático.


Ou seja, a técnica de drenagem linfática vai aumentar o transporte/fluxo de linfa, que aumenta o volume filtrado/absorvido dos capilares sanguíneos aumentando a oxigenação, nutrição e desintoxicação do organismo, facilitando o transporte das substâncias que se encontram em meio líquido (sangue ou linfa), melhorando/aumentando a eliminação dos resíduos celulares e reduzindo o edema/inchaço pós-treino.


Captou porque a drenagem linfática é PER-FEI-TA no pós-treino? Porque ela tem caráter desintoxicante, para retirada dos resíduos metabólicos da atividade física (resumo para quem se perdeu no meio da explicação).


Sabe a moda que alguns locais tem de colocar uma botinha massageadora como pós-treino? Aquilo é drenagem linfática feita por uma máquina!


E antes que vocês entendam que só esportistas de alta performance se beneficiam com a drenagem linfática no pós-treino fiquem sabendo que depois de QUALQUER tipo de atividade física (academia, natação, balé, futebol, corrida... sei lá mais o que... faxina, peteca?) é a massagem mais recomendada.


"Tá Lucy, mas se eu fizer um outro tipo de massagem como pós-treino está errado?"


Não necessariamente pequeno gafanhoto (porque depende do intervalo de tempo entre a atividade física e a massagem).


Então se você está no pós-treino recente (logo após a atividade física até 2h depois do treino) basta só a drenagem linfática.


Mas se esse pós-treino está sendo realizado com + de 2 horas após a atividade física (pós-treino tardio), já podemos entrar com as técnicas de massagem recuperadoras (que é o caso da massagem terapêutica, liberação miofascial, bambuterapia, shiatsu e ventosaterapia).


Nosso corpo é fabuloso, não é mesmo?


Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!


ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page