top of page
Foto do escritorLucilaine Stein

Sachê de chá: mocinho ou vilão?

Atualizado: 10 de jun. de 2023


Fonte Imagem: Unsplash


Com a vida corrida é normal a gente querer otimizar a rotina. Muitas pessoas optam por comprar chás industrializados (em sachês) nos mercados na intenção de manter ou melhorar a sua saúde.


Será que eles cumprem o que prometem? Podem ser usados ou não? Podem ser considerados medicinais (fitoterápicos)?


Você talvez já tenha visto matérias/programas analisando o conteúdo dos sachês e encontrando agentes contaminantes: pelo de rato, traços de barata, etc. Existe um percentual permitido pela Vigilância sanitária (calma!), mas fazendo seu próprio chá a chance disso acontecer é bem menor.


Sachês de chá sempre são muito aromáticos e coloridos por um motivo: tem essências sintéticas e corantes (basta olhar que está escrito na lista de ingredientes). Alguns, além disso, contém adoçantes naturais ou sintéticos para deixar um paladar mais doce.


Quando você abre o sachê e o saquinho de chá está manchado isso sinaliza umidade. Ela compromete bastante os efeitos medicinais das plantas.


Normalmente a quantidade para fazer um chá é de no mínimo 5g para 1 xícara. Quando pegamos os sachês prontos eles contém aproximadamente 1 a 1,5 g (ou seja, a quantidade não está adequada dentro da Fitoterapia).


Além disso, existem chás industrializados com mais de 8 tipos de plantas. Na fitoterapia pensamos sempre "menos é mais" (usar o menor número possível de plantas), sendo recomendado número máximo de 6 plantas (o que daria, mais ou menos 1 g de cada planta no blend).


Depois de todos esses argumentos talvez você imagine que não deva mais consumir sachês. Mas se seu objetivo é apenas recreativo (tomar uma bebida quentinha agradável) você pode continuar a consumi-la sim (até porque chás assim dificilmente terão contraindicações).


Agora como forma de trazer os benefícios da Fitoterapia realmente não podemos considerar que tenham propriedades terapêuticas. O melhor é consumir o chá das plantas secas ou frescas.


Lembrando que fazer tratamento com plantas medicinais para problemas de saúde/doenças exige uma orientação por parte de um profissional da saúde que tenha estudado sobre Fitoterapia (pois "plantas inofensivas" quando utilizadas de forma terapêutica podem ter contraindicações bastante sérias).



Observação importante: Algumas pesquisas tem apontado que o tecido utilizado para a confecção dos sachês não são tecidos e sim um material sintético similar ao plástico (alguns são de nylon e outros de tereftalato de polietileno (PET)). Sendo assim, não seriam a melhor escolha (pois poluem o meio ambiente e sua utilização em longo prazo traz problemas para nossa saúde como infertilidade, desregulação hormonal, entre outros).



Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!



ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page