top of page
Foto do escritorLucilaine Stein

Seja você mesmo com o auxílio dos Florais de Bach – parte 2


Fonte Imagem: Arquivo próprio



Continuando nosso assunto sobre os florais, Edward Bach quando criou seu sistema de “remédios florais” queria um método de cura simples, natural e efetivo baseado em três pilares:

- Simplicidade: A partir da observação do seu estado mental e emocional (autoconhecimento) a pessoa poderia escolher seu próprio floral para determinado “problema”;

- Naturalidade: É um método natural, sem efeitos colaterais ou contraindicações (já que não tem princípios ativos);

- Eficácia: Uma vez dado o floral certo para a condição a ser tratada, ela seria curada.


Então, se o Dr. Bach criou um método que as próprias pessoas possam se "medicar", por que não posso ir até a farmácia de manipulação e escolher meu próprio floral? Na verdade você pode sim escolher seu próprio floral desde que tenha autoconhecimento (e isso não é algo que a gente adquire da noite para o dia ou somente nos autoatendendo). Por isso, muitas vezes, precisamos recorrer a um profissional que possa nos ajudar a escolher as melhores essências florais para o nosso "problema" atual, pois essa pessoa estará nos enxergando (e enxergando nosso problema também) de fora, o que torna mais simples a escolha.


Os florais tem seu uso reconhecido em mais de 50 países e são aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1956. Podem ser aplicados em quaisquer pessoas, só lembrando-se de retirar a parte alcoólica caso o interagente seja gestante, criança, hipertenso ou tenha alguma condição que não possa ingerir álcool (já que é usado conhaque para sua conservação). Também podem ser utilizados em animais, plantas e borrifados no ambiente. Outra forma de aplicação (além da oral) é a utilização de compressas em determinadas partes do corpo.


Além dos Florais de Bach, hoje contamos com uma ampla diversidade de sistemas florais vindos de diversos países, inclusive do Brasil: Temos os Florais da Califórnia, do Alaska, do Pacífico, Florais de Minas, de Saint Germain, Florais da Deusa etc.


A quantidade de gotas tomadas e o número de vezes que se toma diariamente são variáveis (dependendo do sistema escolhido); o que importa mais é a frequência com que se toma do que a quantidade de gotas, pois os florais trabalham por meio de vibração (é como se o floral fosse um lembrete que deve ser dado com frequência para você relembrar qual é a sua essência/seu verdadeiro eu).


O que todos os sistemas florais pregam é a mensagem que Dr. Bach passava: que a saúde existe quando há perfeita harmonia entre alma, mente e corpo e que toda doença física vem de uma causa emocional. Conquistar e manter esse equilíbrio é responsabilidade de cada um de nós.


Tomar essências florais traz autoconhecimento, maior equilíbrio emocional e administração do estresse, aumento da qualidade de vida, diminuição de medo, auxilia a lidar com traumas, entre outros benefícios.


Os florais ajudam a retornarmos a nossa essência (nosso eu verdadeiro), nos tornando a melhor versão de nós mesmos!



“(…) enquanto nossas Almas estiverem em harmonia com nossas personalidades, tudo será alegria e paz, felicidade e saúde. O conflito surge quando nossas personalidades são desviadas do caminho estabelecido por nossas Almas, seja por causa de nossos desejos terrenos, seja pela persuasão de outras pessoas. Este conflito é a causa-base da doença e da infelicidade. Não importa qual seja o nosso trabalho no mundo – engraxate ou rei, proprietário ou camponês, rico ou pobre – enquanto estivermos realizando aquele trabalho de acordo com os ditames de nossa Alma, tudo estará bem. E podemos ficar tranquilos, porque, qualquer que seja a posição em que tenhamos sido colocados na vida, seja ela superior ou inferior, ela contém as experiências necessárias àquele momento de nossa evolução e nos oferece as melhores vantagens para o nosso desenvolvimento.”


(Trecho do livro “A Terapia Floral: escritos selecionados de Edward Bach” - pág. 64).



Texto originalmente publicado no Jornal Live:


STEIN, Lucilaine. Seja você mesmo com o auxílio dos Florais de Bach - parte 2. Jornal Live, Santo Amaro da Imperatriz, n.48, p.16, 1 jul. 2014. Disponível em: <http://pt.calameo.com/read/0031635920cb8b2603da6>.





Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!



ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page