top of page
  • Foto do escritorLucilaine Stein

Você é mais bonita do que pensa


Fonte Imagem: Unsplash



Você sabia que apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita?! Isso é um número bastante preocupante, não acham?!


Já comentei com vocês sobre os fatores envolvidos em nossa imagem corporal (quem não não leu, clica aqui). A Dove, desde 2005 (se não estou enganada), está engajada em nos fazer refletir e questionar sobre nossa imagem corporal e autoestima e, mais uma vez, nos deu um tapa na cara com a campanha intitulada "Você é mais bonita do que pensa". Essa campanha que bombou em 2013 no facebook/youtube mostrava um homem que faz retratos para o FBI desenhando o rosto de mulheres (que ele não vê) baseado na descrição que elas fazem de si mesmas e depois, uma pessoa que elas não conhecem, a descrevem também para um segundo retrato. A comparação entre os dois é alarmante. O retrato baseado no que a própria pessoa relata de si geralmente mostra uma pessoa triste, com alguma alteração inestética (como olheiras e rugas), semblante fechado, enquanto o retrato feito baseado no relato de um estranho mostra pessoas mais felizes, sem tantos defeitos... nos fazendo refletir que muitas vezes, nossa autoimagem pode ser muito crítica e equivocada.

Se você não chegou a ver os vídeos da campanha, clica aqui.

Tem uma música (I Feel Pretty/Unpretty) que diz num trecho:


"[...] Olhe no espelho, quem está lá dentro?

Aquela com cabelo comprido

A mesma velha eu de novo

A minha aparência é legal

O meu interior é triste [...]

[...]Você pode comprar seu cabelo se ele não crescer

Você pode corrigir o nariz se alguém mandar

Você pode comprar toda a maquiagem

Que a M. A. C. pode fazer

Mas se você não puder olhar para dentro de você

E descobrir quem eu sou também

Estar na posição de me fazer sentir

Tão feia [...]

[...]Eu me sinto bonita

Mas tão feia!"


Ou seja, mesmo sendo bonita uma pessoa pode se sentir feia simplesmente por estar passando algum momento difícil da vida, ou por se sentir triste/deprimida (vocês lembram que nossa imagem corporal pode mudar de acordo com diversos fatores, inclusive com o nosso humor?!).

Enfim, a mensagem desse post (e que a campanha Dove nos faz lembrar) é: questione-se, reflita, pondere sobre sua autoimagem e finalmente... ame-se! Afinal: você é mais bonita do que pensa!


Vários blogueiros tem se manifestado (e desabafado) com relação ao uso exacerbado de photoshop em fotografias e questionado sua própria imagem corporal e autoestima.

* Relatos de blogueiross:

- Lia Camargo (do Just Lia)

- Obs: Os demais blogueiros que na época haviam postado não tem mais seus posts na web.



* Relatos sobre as campanhas antigas da Dove sobre o mesmo tema:

- Luciana Sabbag (do Luciana Sabbag)

- Sabrina Olivetti (do Coisas de Diva)



Texto publicado originalmente no Blog Sensibilittà em 29 de abril de 2013 e reescrito aqui para o blog.



Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!



ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com ♥

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page